sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Semana Farroupilha

Este ano o CTG RODA DE CHIMARRÃO não estará acampado no Parque da Harmonia, mas isto não significa que não tenha uma programação comemorativa a Semana Farroupilha.

Todas as quintas-feiras, após a janta campeira, serão realizadas rodas de chimarrão onde faremos uma pequena oficina (palestra) sobre os símbolos de nossa cultura.

Já houve sobre a história do charque e sobre o chimarrão.

Não deixa de vir na próxima quinta, vamos continuar no tema chimarrão.

Faz o mate e vem pro RODA.

Principais metas da gestão

As principais metas da gestão que se inicia são as melhorias das condições estruturais do galpão do CTG Roda de Chimarrão, que está com seu telhado muito deteriorado sendo necessária uma imediata reforma.

Serão descandeadas diversas campanhas de contribuição e angariamento de fundos para o conserto do telhado e do restante da estrutura para melhor receber os gaúchos e gaúchas que vistam nosso amado CTG.

Também estão sendo desenvolvidas atividades que buscam agregar os frenquentadores do galpão através de eventos sistemáticos como:

Janta Campeira: Todas as quintas-feiras, às 21 horas
Valor: De acordo com o prato campeiro do dia (geralmente em torno de R$ 5,00)

Curso de Fandango: Todas as quintas-feiras a partir das 20 h
Valor: R$ 5,00 por pessoa
O que se ensina? São ensinadas danças de salão características de CTG's sendo elas: Vanera, Milonga, Valsa, Rancheira, Chamamé e Polonese.
Duração: Em torno de dois meses.
Quem mininistra? A equipe do professor Ari Flores da ADTG - Academia de Danças Tradições Gaúchas, com certificação ao final do curso, reconhecida pelo MTG.

Te aprochega vivente e vem dançar com a gente.

Nova Patronagem

O CTG RODA DE CHIMARRÃO inicia uma nova etapa de sua história, a partir da eleição de uma nova patronagem composta somente por mulheres.

As mulheres fizeram parte da constituição da sociedade e dos valores gaúchos, tendo sido estas que deram condições para que os homens pudessem pelear para defender nossas fronteiras, deixando sob sua responsabilidade os cuidados com as estâncias e o trabalho árduo para manter suas famílias.

No entanto, nem sempre tiveram seu espaço reconhecido na história do Rio Grande do Sul. Nossa história e costumes são calçados em uma visão masculina sobre os fatos ocorridos, porém isto não desmerece, e tampouco apaga, a participação feminina na consolidação do que tornou-se hoje o nosso Estado Gaúcho.

A nova patronagem do CTG Roda de Chimarrão, tem com um de seus objetivos demonstrar que as mulheres tem capacidade de conduzir um Centro de Tradições Gaúchas. Além disto, acreditam que um CTG deve seguir uma filosofia de cooperação e mútua-ajuda, entre patronagem e associados, visando divulgar os valores tradicionalistas ao máximo de pessoas e espaços possíveis.

A patroa Francisca de Campos Velho Reschke diz que " o Roda não tem sentido sem os seus frequentadores e sócios", conquistando a todos com sua simpatia e doce determinação.